Benvindo

Todas as postagens podem ser reproduzida, desde que citados o autor e fonte.

BLOG DO LICÍNIO

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Farmacêutico, Professor e Franciscano Secular

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Feliz dia do professor para aqueles que ainda tem emprego

Licínio Andrade Gonçalves

Originalmente publicado no facebook dia 15.10.2020

Costumo brincar com um fato da minha vida. Digo que como franciscano, profissional da saúde (não médico) e professor, fiz triplamente o voto de pobreza. Como toda brincadeira sempre carrega um fundo de verdade, essa não seria uma exceção (infelizmente).

Hoje, data na qual se comemora o dia do professor, venho fazer um pedido aos governantes e aos empresários do setor: não encarem o professor como um custo, mas como alicerce de uma nação ou, no mínimo, como diferencial da sua escola ou faculdade privada.

Sem entrar em questões partidárias, mas nestes 20 anos como educador do ensino superior eu presenciei e senti no bolso as diferenças de prioridades em períodos distintos da nossa recente história. E nesses últimos 5 anos, estamos descendo uma ladeira bem íngreme.

O glamour de ser professor não paga as contas! As homenagens recebidas não quitam boletos! Não dá para se alimentar da admiração dos alunos! Isso é fato! Não estou dizendo que isso tudo não nos emociona e motiva. Aliás, se ainda insisto em ser professor é também por isso.

Enfim, acho que estamos no caminho errado. A Coreia do Sul deixou de ser um dos países mais pobres do mundo nas décadas de 1950 e 60 e se tornou uma nação desenvolvida e de alta renda em apenas uma geração, especialmente a partir da década de 1980. Este avanço econômico repentino, conhecido como "Milagre do Rio Ha", tornou o país um dos polos industriais e tecnológicos do mundo, com uma economia diversificada e avançada. Qual o segredo? Investimento maciço em EDUCAÇÃO. Criação de universidades e qualificação de professores foi a base.

Desculpem-me o desabafo nesse dia, mas é frustrante ver seu país ser tirado dos trilhos; ver gente negando a ciência; ministros da educação que mais parecem bobos da corte e gente alucinada apoiando essa sandice.

Feliz dia do professor para aqueles que ainda tem emprego, que conseguem fechar o orçamento no fim do mês e não tem uma crise de nervos todo fim de período letivo, seja pelo acúmulo de atribuições, seja pelo medo de ser demitido. Feliz dia do professor a quem consegue manter a Paz e ainda fazer o Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário