Benvindo

Todas as postagens podem ser reproduzida, desde que citados o autor e fonte.

BLOG DO LICÍNIO

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Farmacêutico, Professor e Franciscano Secular

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Quando Deus nos soca o estômago.

Licínio Andrade Gonçalves

Originalmente publicado no Facebook dia 20.03.2020

Às vezes Deus coloca pessoas na nossa vida para mostrar o quão pouco conhecemos dEle! Hoje, 20.03.20, mais uma vez Ele veio à janela da farmácia da UBS Alvorada - na verdade Ele não falha nem um dia - e me socou o estômago vazio de meio-dia.

Em plena pandemia de Covid-19, me ponho a atender uma senhora na casa dos seus 80 e tantos anos, negra e de voz forte, cabelos indicando a muita idade. Ela me estende uma prescrição que prontamente atendo. Naquele momento, dono da atenção da sra. Maria da Conceição (nome real) moradora da Vila Boa Esperança, em Betim, aproveito a oportunidade para lhe aconselhar a ficar em casa e evitar contatos sociais, especialmente o ônibus que ela me relatou ter pegado para chegar ali.

Foi um papo interessante. Eu tentando assustá-la e ela se assustando de verdade. Foi quando ela me estendeu outra prescrição, a da sua filha de 40 e poucos anos. Foi aí que eu cresci! Como uma filha deixava a mãe ir buscar medicamentos em um posto lotado em plena campanha para "trancafiar" os idosos em casa?

Cheio de mim, achando que estava fazendo um bem para a humanidade, sentenciei: - Dona Maria, fale com sua filha que eu proibi a senhora de vir buscar medicamentos aqui pelos próximos 4 meses! Ela só fazia rir do meu jeito brincalhão.

Querendo render assunto perguntei sobre o trabalho da filha. Estava desempregada há mais de ano. Uma menininha pra criar e que, muitas vezes, não tinha o que dar para comer. O nó começou a me estrangular. Parei de falar e comecei a ouvir. No fim descobri que Dona Maria Conceição era a única que podia buscar os remédios, pois não pagava ônibus.

Quando, sentado no meu apartamento de classe média em Belo Horizonte, eu poderia imaginar que Dona Maria, como muitas Marias do mundo, não tinha outra opção a não ser ir ela mesma buscar os medicamentos da família?

São nestes momentos que o nó estrangula e sufoca, que a visão se turva e goteja, pois vejo Jesus crucificado ali na minha frente.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário