Benvindo

Todas as postagens podem ser reproduzida, desde que citados o autor e fonte.

BLOG DO LICÍNIO

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Farmacêutico, Professor e Franciscano Secular

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A difícil arte de manter a Paz.

 Licínio Andrade Gonçalves

Originalmente publicado no Facebook dia 11.03.2020

Segunda-feira, 09 de março. Como não tinha auxiliar de farmácia algum, fui mais cedo ao posto de saúde onde trabalho para passar as rotinas e apresentar o local a uma auxiliar emprestada de outra UBS.

Como a fila estava enorme, eu estava atendendo também.

Dada hora, ainda na parte da manhã, a auxiliar me mostra uma prescrição de antibiótico com uma posologia para lá de esquisita. Achei que o prescritor havia se enganado, usando o nome de um medicamento e a forma de uso de outro. Acontece!

Questionei ao usuário que me afirmou ter feito uma cirurgia recentemente. Fiquei mais atento ainda. Resolvi não dispensar o medicamento e solicitar ao prescritor que confirmasse a posologia ou justificasse sua alteração. Para quem não sabe, antibióticos têm hoje um rigor na dispensação semelhante aos psicotrópicos.

Foi o suficiente para o senhor sair do sério e, me ofendendo, dizer que eu era obrigado a atender o que o médico havia prescrito. Que eu não passava de um empregado e não tinha que questionar nada.

Dai para começar a ofender o SUS foi um pulinho. Dizendo que teve que pagar a cirurgia particular, pois a fila no SUS não andava. Que era empresário e que iria fechar a empresa para parar de pagar imposto...bom, foi o pacote de queixas completo.

A cereja do bolo, entretanto, ficou para o final. Cheio de raiva e arrogância, disse que não precisava do SUS, pois tinha dinheiro e aí pegou a carteira e começou a me mostrar notas de R$50,00.

Há momentos que entendo perfeitamente o termo Diabo ou Diabolus no grego, que significa "o que divide". São pessoas que desunem, dividem nosso espírito e quebram nossa paz. Fiquei o dia inteiro chateado, com uma sensação de energia dragada, vampirizada.

Eu só lembro de São Francisco nestas horas. A Perfeita Alegria que ele propõe é não perdermos nossa paz por mais que o mundo nos maltrate. Ainda não cheguei lá!

E lá se foi o pobre diabo resmungando e praguejando contra mim e contra tudo. Pobre diabo, não! Pelo que me disse, aquele se achava um diabo rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário